domingo, 27 de fevereiro de 2011

Sugestões!

Foi-nos ontem sugerido visitar 2 novas exposições que não constavam do nosso roteiro.

A primeira foi o Museu da Cidade no Campo Grande, nomeadamente o Jardim que apresenta algumas obras da Joana Vasconcelos e o pavilhão Branco onde podemos encontrar a exposição seguinte:.


24 de Fevereiro a 10 de Abril, 2011: Exposição - MICHAEL BIBERSTEIN . Aqui e alem

 "A obra pictórica de Michael Biberstein (Suíça, 1948), que vive e trabalha em Portugal desde 1978, inscreve-se em torno da temática da paisagem. O percurso artístico de Rui Sanches (Lisboa, 1954) é marcado pela escultura e pela instalação. Os artistas apresentam agora uma exposição conjunta que reúne pinturas inéditas de Biberstein e esculturas novas de Sanches, além de uma peça que resulta da colaboração entre os dois. Segundo os próprios, “Há bastante tempo que vimos falando de fazer um projecto em conjunto. Agora estão reunidas as condições para avançar com essa ideia. Parece-nos ser o espaço ideal para mostrar a reunião dos
nossos trabalhos: a escala, o tipo de arquitectura, a relação com o jardim e a localização.”
+inf.
A segunda foi a Galeria Graça Brandão no Bairro Alto que nos apresenta a exposição ' Breve Historia da lentidão e da vertigem' criada pelo João Maria Gusmão e Pedro Paiva em exposição de 2011-01-21 a 2011-03-12

Horário:
3ª feira a Sábado - 11h às 20h


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dia 26 de Fevereiro vamos á Zona4!

No próximo dia 26 de Fevereiro vamos visitar as galerias que se situam na zona 4: Santo Condestável em Campo-Ourique. Vai ser um desafio para nós porque são ao todo 5 galerias que vamos ter de visitar. Para lá chegar iremos apanhar o autocarro da Carris 723 no terminal de Algés, não esquecer de comprar previamente as viagens.
Na galeria Pedro Serrenho podemos encontrar as exposições de Sérgio Costa ‘Thresholding’ que engloba pintura e Vídeo e David Oliveira ‘One Week Studio’ que engloba Escultura e Instalações.

Na galeria Cristina Guerra podemos encontrar obras de João Louro ’Smoke and Mirrors’

Na galeria do Pedro Cera temos o artista Paulo Quintas a expor ‘Not that Yellow, Vincent’.
Paulo Quintas
Not that yellow, Vincent
Feb 05 - Mar 31, 2011
Na galeria Caroline Pagés podemos encontrar a artista Marta Moura e Sónia Mota Ribeiro.

ROOM2 - Marta Moura

Untitled #18 (from the series Desconstruções), 2009
Inkjet print on Hahnemühle paper
45 x 55 cm
Edition of 3 + 2 AP

Sónia Mota Ribeiro


Sobre a última galeria (Miguel Nabinho) não encontramos qualquer informação sobre a exposição actual.
Nos links a laranja podes encontrar mais informações sobre as respectivas exposições e galerias, para saberes mais sobre a Zona4 visita o nosso mapa online que podes encontrar na parte lateral direira do blog.

Zao Wou-Ki e Nadir Afonso

São dois dos 32 artistas presentes na exposição Abstracção: Arte Partilhada, no Palácio do Egipto.




Zao Wou-Ki
Nasceu no seio duma família cultivada e estudou caligrafia durante a sua infância, e estudou pintura de 1935 a 1941 na Escola de Belas Artes em Hangzhou. Mudou-se para Paris, para um quarteirão em Montparnasse, onde Émile Othon Friesz dava as suas aulas. As suas primeiras exposições receberam elogios de Miró e Picasso.
Actualmente, Zao Wou-Ki já não produz novas pinturas.






Nadir Afonso
Nasceu em Chaves, Portugal. Formou-se na academia de Belas Artes do Porto. Em 1964, foi para Paris e estudou na Escola de Belas Artes de Paris.
Em 1952 trabalhou com Le Corbusier e de 1952 a 1954, com Oscar Niemeyer, no Brazil. Actualmente vive em Paris e, aos 90 anos de idade, continua activo.

Abstracção: Arte Partilhada

Este passado Sábado, dia 19, visitámos a exposição Abstracção: Arte Partilhada, com a parceria do Millenium BCP, no Palácio do Egipto.


Apanhamos o comboio em Algés e saimos na estação de Santo Amaro de Oeiras. Subimos a Avenida Miguel Bombarda e a Rua João Teixeira Simões. A distância é curta e faz-se bem.
O Palácio é um edifício alto e moderno, branco e tinha um outdoor alusivo à exposição afixado no exterior.

Infelizmente, não era permitido tirar fotografias. No entanto, é nos disponibilizado um folheto guia com informações sobre a Pintura Abstracta em Portugal, sobre a exposição em si e imagens legendadas de cada uma das obras presentes.

No próximo post, informações sobre dois dos artistas representados.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Mostra-nos as tuas Obras!

Os Pequenos Grandes Artistas que se increverem têm agora o previlégio de ver as suas obras divulgadas aqui no nosso blog!

Se já estiveres inscrito, manda o teu nome, a tua obra, o respectivo nome (se tiver um), e uma descrição sobre a mesma para o nosso email: dav12cacrlm@gmail.com

Se ainda não estás inscrito nos Pequenos Grandes Artistas, podes ver como o fazer AQUI.

Em pouco tempo poderás ver a tua obra publicada no nosso blog.

Não tenhas vergonha dos nos mandar a tua arte. Só publicamos aquilo que nos mandares e não nos interessamos quem é o melhor ou o pior, pois na Arte não há bons nem maus artistas. :)


sábado, 19 de fevereiro de 2011

Miguel Ângelo

Neste post vimos apresentar-te Miguel Ângelo que nos apareceu em resposta a uma das nossas iniciativas anteriores que consistia em partilhar connosco o vosso artistas ou obra preferida . Este é o artista preferido da Mafalda que nos fala um pouco sobre ele:


Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni ou Miguel Ângelo nasceu em Caprese a & de Março de 1475 foi pintor, escultor, poeta e arquitecto. Tendo começado como aprendiz dos irmãos Ghirlandaio, seu trabalho de setenta anos foi dividido entre Florença e Roma onde viviam os seus grandes mecenas. Os Medici e vários papas. A sua carreira desenvolveu-se na passagem do Renascimento para o Maneirismo, sintetizando, assim, as influências da Antiguidade clássica.
Enquanto escultor os seus trabalhos mais conhecidos são “Baco”, “Pietá”, “David” os dois túmulos Medici e Moisés.
Enquanto pintor as suas obras mais notáveis são o tecto da Capela Sistina, o “Juizo Final”e dois frescos na Capela Paulina
A nível da arquitectura o seu trabalho mais notável é a Basílica de São Pedro e, em especial, a sua cupúla.
Morre a 18 de Fevereiro de 1564, em Roma. É hoje em dia considerado um dos maiores artistas do Renascimento. V 
Brevemente poderás encontrar fotos das principais obras do artista na nossa página do Facebook.
Participa tu também e conta-nos qual é a tua obra preferida, imagem ou artista, basta enviares um pequeno texto em que nos contes o porquê para dav12cacrlm@gmail.com

Visita de Estudo

No âmbito do nosso projecto decidimos levar os nosso colegas numa pequena visita de estudo ao CCB (Centro Cultural de Belém) nomeadamente ao Museu Colecção Berardo. Escolhemos esta opção pois para alem de ser de fácil acesso a entrada é sempre gratuita.

Falando um pouco sobre o CCB, ele localiza-se relativamente perto do Mosteiro dos Jerónimos e conta com várias actividades culturais desde música e teatro a ópera e exposições, tendo vários projectos para as crianças e famílias. É um óptimo local para visitar nos tempos livres com a família ou amigos, é rodeado de espaços ao ar livre e conta com uma excelente esplanada com vista para o Tejo. O acesso pode ser feito se partirmos de Algés através do eléctrico 15, para isso aconselhamos que comprem bilhetes pré-comprados. Podem compra-los na papelaria que se encontra junto ao terminal de autocarros(excepto ao sábado), este conselho é valido sempre que o acesso for feito através da carris pois torna-se mais barato.

Sabe mais em:


Quando ao Museu Colecção Berardo é um Museu de entrada gratuita que também oferece varias iniciativas a nível de serviço educativo e varias exposições.

Neste link podes saber mais sobre todas essas iniciativas e sobre as exposições actuais e futuras:

As exposição que fomos ver denominava-se 'TINTA NOS NERVOS' em exibição até dia 27 de Março.

Tinta nos Nervos é uma mostra de 41 artistas portugueses que exploram a arte da banda desenhada de um modo particularmente pessoal, expressivo e atento a questões estéticas contemporâneas. Mais ou menos afastados de um certo consenso desta arte enquanto objecto de massas ou de entretenimento, as suas obras são aquilo que poderemos considerar como bandas desenhadas de autor.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fotografias: "Que Sais-je?" e Museu do Oriente.

As fotografias tiradas no passado Sábado, das nossas duas visitas estão agora no facebook! (Relatório do passeio AQUI )Link a seguir às fotos:


>> LINK: ALBUM FACEBOOK <<

Nova exposição a visitar no dia 19 de Fevereiro!

Depois de passarmos por Santos e Alcântra no Sábado passado, agora vamos até Santo Amaro de Oeiras até ao Centro Cultural Palácio do Egipto.
Iremos ver a exposição " Abstracção Arte Partilhada".

O Centro Cultural Palácio do Egipto, em parceria com a Fundação Millennium BCP, exibe, a partir de 19 de Fevereiro, cerca de setenta obras do abstraccionismo português. Uma selecção cuidada e pertinente que coloca à disposição dos olhares os clássicos do abstraccionismo que irrompeu em Portugal na década de 30.
...

A mostra - comissariada por Raquel Henriques da Silva - expõe pinturas de alguns dos mais importantes nomes da arte abstracta, obras de uma colecção que o Millennium BCP partilha agora, de forma gratuita, com o público. Alfred Manessier, André Lanskoy, Ângelo de Sousa, António Areal, António Palolo, Arpad Szenes, Artur Bual, Artur Rosa, Augusto Barros, Eduardo Batarda, Eduardo Nery, Fernando Aguiar, Fernando Lemos, Jorge Pinheiro, Júlio Pomar, Júlio Resende, Justino Alves, Luis Demée, Luis Dourdil, Manuel Cargaleiro, Manuel D’Assumpção, Maria Helena Vieira da Silva, Mário Cesariny, Menez, Nadir Afonso, Nikias Skapinakisl, Paula Rego, Pedro Casqueiro, Serge Poliakoff, Teresa Magalhães, TOM e Zao Wou-Ki são os autores em exposição.

Esta iniciativa, desenvolvida no âmbito da política de responsabilidade social do banco, integra o ciclo de exposições de pintura Arte Partilhada Millennium BCP, iniciado em Maio de 2009, e com itinerância em Bragança, Aveiro, Évora, Funchal, Porto e Viseu. Através da partilha do seu património e alargando a sua colecção de pintura a novos olhares e novos públicos, o Millennium bcp visa contribuir para o enriquecimento cultural do país.

Patente ao público até 30 de Abril, a mostra promete surpreender os visitantes com uma arte geométrica, figurativa e informal.

Centro Cultural Palácio do Egipto
Rua Álvaro António dos Santos, Oeiras
Telefone: 21 440 83 91  21 440 83 91     
De 3ª a Domingo, das 11h30 às 18h00.
Encerra à 2ª feira.

ENTRADA GRATUITA

LINK: Abstracção * Arte Partilhada Facebook

Visita de Sábado 12.Fevereiro

Olá a todos novamente. No Sábado passado dia 12, voltámos a trabalhar no nosso projecto e fomos visitar mais 2 galerias. Para alegria de todos nós, fazia bom tempo, o que foi um aspecto positivo.  O ponto de partida foi o terminal de Algés, mas tivemos um imprevisto... Ao que parece, ao Sábado, a loja de carregamentos de passes está fechada e em vez de irmos de eléctrico até Santos, como tinhamos planeado, acabámos por ir de comboio. Em compensação, demorámos menos tempo na viagem.


Depois de chegarmos ao destino pretendido, fizemos uma pequena caminhada até à Galeria Vera Cortes. A galeria situa-se por cima de um restaurante, num prédio antigo. Quando iniciamos a visita deparámos-nos primeiro com colagens na parede, e com uma pequena televisão antiga, livros referentes à exposição "Que sais-je?", como também um vídeo e uma projecção de slides. Tirámos fotos da maior parte das obras que lá estavam. Para além do restaurante embaixo da galeria, ao virar da esquina tínhamos o Mc Donalds de Santos (à frente do IADE), como também cafés e restaurantes da zona.
Depois de terminada a primeira parte da visita, fizemos uma caminhada até Museu do Oriente, e como as condições climatéricas eram agradáveis, foi fácil! Mas a distância é relativamente longa.
Depois de chegarmos ao Museu e termos pago o nosso bilhete (preços já referidos em posts anteriores), fomos ver a exposição "Encomendas Nanbam, Os Portugueses no Japão da Idade Moderna". A diferença entre a galeria e o museu era muito grande. Porque na galeria era um pequeno apartamento, todo iluminado, enquanto no museu a única luz vinha dos expositores onde estavam as obras. Dentro do museu havia uma cafetaria, um restaurante, uma loja de lembranças logo à entrada e para quem precisasse, um multibanco. Era um espaço grande, fresco e muito bonito, mas o seu exterior também não ficava atrás, tínhamos um pequeno lago que dava um ar muito bonito à entrada. Depois de concluírmos a nossa tarefa, regressámos a Algés, partindo da estação Alcântara-mar, próxima ao museu.


A duração total foi de 3 horas. As fotos tiradas às obras irão ser postas muito brevemente no nosso Facebook.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Pequenos Grandes Artistas: Rafael Santos

Pouco tempo depois de termos revelado a iniciativa, um outro jovem artista mostrou-se interessado:


Nome: Rafael Santos
Idade: 17
Localidade: Lisboa
Tipo de Arte: Arte digital, mais especificamente arte fractal.
Estilo/Influências: Os que sabem mais do assunto ;).
Inspirações: Um pouco de tudo.
Há quanto tempo praticas: Há pouco mais de um ano.
Hobby ou Futuro: Hobby
O que é para ti a Arte: Uma forma de relaxar e desenvolver capacidades diferentes

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dia 12 Estamos de Volta!

Depois de começar-mos o nosso trabalho visitando o CAMB, vamos agora, este Sábado dia 12 de Fevereiro, visitar mais duas galerias (clica nos títulos das galerias/museus para ir ao respectivo site):

Galeria Vera Cortes
Aberta de Terça a Sábado, das 14 às 19.
De 25/1 a 12/3 o trabalho exposto é "Que Sais Je?" ; Este projecto, apresentando livros, panfletos, cartazes, projecções de diapositivos, vídeos, aulas e workshops programados por artistas e editores, confronta-nos com várias perspectivas sobre o que poderá, afinal, significar ensinar e aprender.

Museu Fundação do Oriente
Aberto de Quarta a Segunda, das 10 às 18. Sextas das 10 às 22, com entrada gratuita entre as 18 e as 22. Preço de entrada para estudantes, 2€: Preço para adultos, 5€.
De 17/12 a 31/3, o Museu apresenta-nos "Encomendas Nanban, Os Portugueses no Japão da Idade Moderna", uma exposição sobre a encomenda da arte namban no contexto da presença portuguesa no Japão desde a metade do século XVI até cerca de 1640. Uma exposição composta por 4 núcleos, num total de cerca de 60 peças.

*Podemos vir a visitar o Museu Nacional da Arte Antiga, no mesmo dia, visto estar relativamente perto dos outros. No entanto, devido ao preço de entrada (5€) podemos não ir todos, ou simplesmente não ir.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Mais uma iniciativa

Lembramo-nos de vos fazer uma nova proposta, se não és artista mas se tens predileição para algum ( mais ou menos conhecido) ou admiras alguma obra em particular faz um pequeno texto e conta-nos o porquê.

Envia o teu texto para dav12cacrlm@gmail.com (mail corrigido) e partilha connosco =P o teu texto, ou uma adaptaçao dele, será posteriormente colocada aqui para que todos possam também conhecer esse artista/obra.

Colabora =)

Primeira Visita (5.Fevereiro)

No passado 5 de Fevereiro de 2011 (Sábado), o grupo começou a visitar galerias, começando assim pelo CAMB. Tirámos fotografias a algumas obras, muitas delas de artistas conhecidos.(Exposição anteriormente dita).  As fotos estão na nossa página do Facebook. A duração da exposição é de 45 minutos a 1 hora.

A nossa sorte é que estava bom tempo. O espaço circundante era um máximo e muito agradável de se estar. Tenho espaços de 'snack', bancos e muito espaço para as crianças brincarem.

Por muita pena nossa não conseguimos visitar a Biblioteca, e por isso aproveitámos para andar pelos arredores. Temos o Mc Donalds, várias pastelarias de fabrico próprio com montras muito apelativas como também papelarias e lojas de decoração.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

FACEBOOK!!

Sim a nova tendência é o facebook e por isso informa-mos que já podes seguir-nos através de lá =P

Divulgação das Artes Visuais - FACEBOOK Acede já e junta-te a nós, partilha as tuas experiências e opiniões. Vem fazer parte tu também deste projecto.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Pequenos grandes artistas 1

Aqui apresentamos-te os dois primeiros pequenos grandes artistas a aceder á nossa sugestão de divulgação com a particularidade de serem membros do grupo =P


Nome: Ana Rita Sarmento
Idade:18
Localidade:Oeiras
Tipo de Arte: Desenho
Influências:Cultura Japonesa
Inspirações:Música, artistas (ex: Shaun Healey)
Há quanto tempo praticas:Desde criança
Hobbie ou Futuro: Os 2
O que é para ti a Arte:A arte é uma forma de as pessoas se exprimirem sem palavras
Site: http://kdzgirl.deviantart.com


Nome: Leonardo Bruno
Idade: 17
Localidade: Queijas
Tipo de Arte: Desenho
Influências: Cartoons, Animação, Hip-Hop
Inspirações:Música, Filmes, Outros Artistas
Há quanto tempo praticas: Desde que me lembro.
Hobbie ou Futuro: Passado, Presente e Futuro
O que é para ti a Arte: A exteriorização do consciente individual.
Site: http://kanta-kun.deviantart.com

Se quiseres ver tu tambem a tua arte aqui divulgada, acede ao post anterior onde podes encontrar todas as informações.

Pequenos Grandes Artistas

Olá de novo!
Em vez de virmos divulgar mais uma exposição,  desta vez temos um objectivo diferente...
Para todos os que gostam de pintar, fazer criações e gostavam de ver a sua arte divulgada isto irá servira para voces! Como?
Basta preencher a breve ficha de identificação e com isto divulgas a tua arte e também nos ajudas a expandir o nosso trabalho. A ficha será publicada no blog e ficara assim visivel para todos os visitantes. =)



Ficha de identificação
Nome:
Idade:
Localidade:
Tipo de Arte Favorito:
Estilo/Influências:
Inspirações:
Há quanto tempo praticas:
Hobbie ou Futuro:
O que é para ti a Arte:
O teu Website:


Copia e envia para o nosso NOVO mail: dav12cacrlm@gmail.com
Ficamos à espera das tuas criações!