quinta-feira, 17 de março de 2011

5 de Março


 No passado Sábado, fomos visitar mais umas galerias no zona de Lisboa, no Rato.
Como sempre partimos de Algés (não esquecer que se pode comprar as viagens pré-compradas no quiosque da carris até às 13H) na 723 e parámos no Amoreiras. Como estávamos perto, decidímos começar pela Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva. O custo da entrada para estudantes ou usuários de Cartão Jovem é 2€. Vimos a exposição permanente e a temporária de Man Ray, Jorge Martins e Julião Sarmento.
Quem não visitou a Fundação, deveria visitá-la. A exposição colectiva estava dividida entre a sala à entrada (Man Ray), e no andar de cima, duas albergavam a exposição de Jorge Martins e outras duas a de Julião Sarmento.
A exposição “Retratos de Mulheres” consiste em apenas fotografia de mulheres. De todos os tipos e feitios, como também estudos do seu grupo. A variedade era enorme! Entre mulheres que pareciam modelos, a mulheres com uma aparência normal de quotidiano.
Depois fizemos uma pequena caminhada até à galeria São Mamede visitar a exposição da Benedita Kendall. Até chegarmos ao nosso destino, passámos por pequenas galerias que não pudémos deixar de visitar. Como também pelo Museu dos Insectos e o do Cinema, sendo o único problema serem visitas pagas.
A galeria era bastante grande. Na primeira sala tinhamos as obras da Benedita e na segunda tinhamos de vários artistas. Quase todas elas eram feitas de acrílico e em relação ao tipo de tema não temos bem a certeza, mas podemos dizer que não era nada em especifico.
E por fim acabamos por ir à Trema-Arte. Ver a exposição de José Paulo Ferro. Todas as obras eram feitas em papel e o único material utilizado era a grafite. Obras bastante originais e que nós gostamos imenso. Mas também tínhamos de outros artistas, como Jorge Simão.
Algumas obras utilizavam bocados de revista ou restos de algum objecto. Uma que se destacou, foi uma pequena mala, com uma casa em miniatura no interior, repleta de detalhes.
O galerista, ajudou-nos e disse onde poderíamos encontrar mais galerias na zona. Visitámos mais algumas, e em muitas delas prometemos lá voltar para ver a próxima exposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário