quinta-feira, 17 de março de 2011

Sintese da visita 12 de Março e sugestões!

Caros Leitores no dia 12 de Março tínhamos anunciado várias galerias/museus, mas nos apenas visitámos um!
Não por preguiça, mas é que desta vez fizemos uma pequena parceria com os nossos colegas do grupo do Design e acabamos apenas por ficar pelo MUDE pela exposição do Design e depois pela das Sementes.
Na exposição que envolvia apenas peças de Design podemos encontrar tantas peças de mobiliário, como de vestuário e também electrodomésticos. Todas estas peças seguiam uma evolução que começava nos anos 30 até ao século 20.
O Museu encontra-se em remodelações mas visitas continuam a ser possíveis. O aspecto era, digamos, industrial estando com o tecto todo esburacado e as paredes em bruto. Na sala ao lado estavam a fazer obras, fazendo com que o cheiro de ferro cortado permanece-se no ar e fosse um pouco incómodo.
Aconselha-mos vivamente que visitem a cave onde se encontram os antigos cofre do banco com as suas paredes reforçadas com 30 cm de espessura. É uma experiência única! Nós (pelos menos 2 de nós!) ficamos completamente arrebatados pois nunca tínhamos visto tal coisa sem ser em filmes.             O resto da exposição apresenta varias espécies de sementes colocadas nalguns dos cofres. A mensagem da exposição foi muito bem conseguida e esta muito interessante.
Se fores visitar este museu podes sempre aproveitar para ver umas lojas tais como ( zara, berskha, stradivarius, srpingfield) e aproveitar para almoçar em vários sítios. A esplanada é muito agradável e o ambiente lisboeta é indescritível e único! Podes passear pelo terreiro do paço e pelo cais da barra ou então subir até ao Marques passando pelo Rossio e pela Avenida da Liberdade.

Na próxima semana não vamos visitar nenhuma galeria nem museu mas deixamos-te a sugestão.
Fundação Calouste Gulbenkian  e o Museu
Neste Link podes encontrar informação sobre as varias colecções que o museu apresenta bem como informação sobre o preçário e horários.
Neste poderás encontrar informação sobre as exposições temporárias da fundação.
Se decidires ir até lá e se tiver bom tempo sugerimos-te que vás bem acompanhado e que aproveites para passear pelo jardim que é ele também muito agradável.
Deixamos-te também já a sugestão da próxima visita que estamos a pensar realizar que será á zona do Beato que conta com apenas 2 galerias previstas, sendo elas:
A Galeria Baginski onde puderas encontrar 2 exposições. Uma de  Cecilia Costa
em exposições até dia 16 de Abril e outra de Joana Escoval
também ela até dia 16 do mesmo mês.
E a Galeria Filomena Soares que conta com uma exposição de Vasco Araújo ‘Mente-me (Lie to me)  em exposição apenas até dia 19 de Março e não apresenta qualque informação sobre futuras exibições.

5 de Março


 No passado Sábado, fomos visitar mais umas galerias no zona de Lisboa, no Rato.
Como sempre partimos de Algés (não esquecer que se pode comprar as viagens pré-compradas no quiosque da carris até às 13H) na 723 e parámos no Amoreiras. Como estávamos perto, decidímos começar pela Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva. O custo da entrada para estudantes ou usuários de Cartão Jovem é 2€. Vimos a exposição permanente e a temporária de Man Ray, Jorge Martins e Julião Sarmento.
Quem não visitou a Fundação, deveria visitá-la. A exposição colectiva estava dividida entre a sala à entrada (Man Ray), e no andar de cima, duas albergavam a exposição de Jorge Martins e outras duas a de Julião Sarmento.
A exposição “Retratos de Mulheres” consiste em apenas fotografia de mulheres. De todos os tipos e feitios, como também estudos do seu grupo. A variedade era enorme! Entre mulheres que pareciam modelos, a mulheres com uma aparência normal de quotidiano.
Depois fizemos uma pequena caminhada até à galeria São Mamede visitar a exposição da Benedita Kendall. Até chegarmos ao nosso destino, passámos por pequenas galerias que não pudémos deixar de visitar. Como também pelo Museu dos Insectos e o do Cinema, sendo o único problema serem visitas pagas.
A galeria era bastante grande. Na primeira sala tinhamos as obras da Benedita e na segunda tinhamos de vários artistas. Quase todas elas eram feitas de acrílico e em relação ao tipo de tema não temos bem a certeza, mas podemos dizer que não era nada em especifico.
E por fim acabamos por ir à Trema-Arte. Ver a exposição de José Paulo Ferro. Todas as obras eram feitas em papel e o único material utilizado era a grafite. Obras bastante originais e que nós gostamos imenso. Mas também tínhamos de outros artistas, como Jorge Simão.
Algumas obras utilizavam bocados de revista ou restos de algum objecto. Uma que se destacou, foi uma pequena mala, com uma casa em miniatura no interior, repleta de detalhes.
O galerista, ajudou-nos e disse onde poderíamos encontrar mais galerias na zona. Visitámos mais algumas, e em muitas delas prometemos lá voltar para ver a próxima exposição.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Dia 12 de Março

No próximo dia 12 de Março propomos-te uma visita até ao Chiado onde vais poder encontrar Museus e Galerias com iniciativas muito interessantes como por exemplo:

A WhoGaleria que nos apresenta a exposição Blind Date ( até 2 de Abril)que junta ilustradores, designers de moda e 20 anos de moda. Se te perguntas como é possível aliar isto tudo numa exposição visita o site e fica a saber mais. Nós ficamos curiosos! sabe + 


Na Galeria São Francisco podes encontrar obras ( pinturas)  de Rui Tavares até dia 21 de Abril enquanto que na Galeria Galveias poderás encontrar obras de Ana Cristina Dias, em exposição até à mesma data, e também elas pinturas - sabe + sobre ambas.



Rui Tavares / On the Road/
Acrílico s/ tela 80x80cm
, 2008

Ana Cristina Dias /"O Troféu"/
Acrílico s/ tela 61x46cm


Falando agora de museus que ao contrario das galerias são pagos.

No museu do Chiado podem encontrar a instalação  Sala Polivalente D'après Nuno Gonçalves em exposição até  24.04.2011 e a exposição temporária de Columbano, fazendo parte do programa de celebração do centenário da republica até dia 27.03.2011. O preço normal é de 4 euros existindo situações de desconto e de entrada gratuita.


Columbano Bordalo Pinheiro
(1857-1929)
Auto-retrato (inacabado)
óleo sobre tela
Col. MNAC- Museu do Chiado, Inv. 1119
 
Hugo Canoilas Painéis sem título
( podemos ficar todos juntos) -
 pormenor, 2011.
235x 600 x 800 cm

No Mude ( museu do design e da moda) poderás encontrar na área do design a exposição 'Sementes. valor Capital' que estará la até dia 20 de Março. Na área da moda poderás ver desfiles que comeram os 20 anos da ModaLisboa. Vê aqui o programa.



quarta-feira, 9 de março de 2011

Novas Galerias ( e não só) !

Durante a nossa última visita acabamos por visitar algumas galerias ( e não só ) que não estavam no nosso roteiro, algumas por sugestão outras porque simplesmente as encontramos. Encontra-mos também outras exposições pelo caminho, já não tanto ligadas ao nosso projecto, apesar de não as ter-mos as visitado vamos deixar-te aqui a sugestão.


Esta galeria já esta no nosso mapa online( onde podes saber mais sobre a localização e horários) assim como todas as outras. A galeria é de entrada livre e neste momento apresenta a exposição de Teresa Roza d'Oliveira - ' Histórias da minha neta'. No link da Galeria podes saber mais sobre esta exposição.







Galeria Novo Século
 
Foi outra da galerias que visitamos acidentalmente, esta infelizmente não possui informação online e nem vos podemos informar sobre a exposição em vigor pois a que vimos terminou precisamente naquele dia.
 
 
Sá Nogueira - sem título / colagem / 55x63 cm/ 1974
É também uma galeria pequena e neste momento apresenta a exposição 'ACERVO RARIDADES'
com obras de

Ernesto Neves - Fernando Direito - Francisco Relógio
Gil Teixeira Lopes - Lázaro Lozano - Matilde Marçal
Noronha da Costa - Raúl Perez - Sá Nogueira - Wifredo Lam

Esta exposição mantém-se até 26 de Março de 2011, de terça a sábado das 13h30 às 20h00.
 
 
 
Foi outros dos locais que acabamos por visitar pelo caminho e que nos deixou arrebatados pela quantidade de pormenores que podemos encontrar. Mesmo que não sejas apreciador deste tipo de arte visita pois é uma experiência única.
 
 
Quer te interesses por por insectos ou por cinema estes museus podem satisfazer-te todos os caprichos apresentando inúmeras exposições para todos os gostos!

Se gostas de insectos sabe mais aqui;

 

Mas se preferes cinema clica aqui!;

 
 
E assim chega ao fim a nossa lista. Esperemos que tenha gostado das nossas sugestões. =)
 

quinta-feira, 3 de março de 2011

Resumo da Visita 26

Como já tínhamos previsto dia 26 de Fevereiro fomos à zona 4. Optámos pelo percurso Algés-Amoreiras pela 723 e desta vez, talvez porque fomos mais cedo (ainda não era 13h), a loja dos passes estava aberta e podemos comprar os títulos pré-comprados. Quando lá  chegamos pusemos à prova o nosso perfeito sentido de orientação e andamos ás voltas ao quarteirão... Depois de encontrar-mos a primeiras, todas as outras foram fáceis de encontrar e o passeio, como sempre, foi muito agradável. A duração das exposições foi de cerca de 45min a 1 hora e pelo caminho podemos observar alguns exemplos de arte Urbana muito engraçados dos quais iremos brevemente colocar fotos no nosso facebook.

A galeria Pedro Serrenho para alem das exposições temporárias apresenta-nos também obras de diversos artistas e estilos.

A galeria Pedro Cera é uma galeria simples com uma wc muito gira verde-alface! ( segundo alguns dos elementos do grupo) A galeria é um espaço amplo e iluminado.

No caso da Galeria Cristina Guerra a senhora que nos acompanhou na visita mostrou-se muito simpática, acessível e dentro do assunto mostrando-nos obras de outros artistas e falando sobre os mesmo assim como nos sugeriu que visitássemos o Museu da Cidade que também já vos sugerimos.

A galeria Miguel Nabinho estava em remodelações e não a podemos visitar mas ficamos a saber que a exposições ia ser inaugurada na sexta-feira.

Por fim a Galeria Carolina Pagés situada num 1º andar fez-nos reflectir sobre o preço da arte e sobre o que é arte em geral.



quarta-feira, 2 de março de 2011

5 de Março

Bem, no próximo Sábado vamos partir para mais uma tarde bem passada na zona de Lisboa, vamos visitar a zona do Rato que engloba 4 galerias:
 A Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva que nos apresenta uma exposição colectiva de Man Ray, Jorge Martins e Julião Sarmento intitulada Retratos de mulheres em exposição de 27 Janeiro 2011 a 30 Abril 2011.







Na Galeria Movimento de Arte Contemporânea podemos encontrar obras de Teresa Ribeiro nomeadamente pintura cuja exposição chama-se Ecos e Ressonâncias.









"Modelos Emotivos II" 
Na Galeria de São Mamede não temos a certeza do que poderemos encontra lá, mas em princpio iremos ver obras de Bendita Kendall.










Grafite s/papel, 95x120 cm, 2006
Por fim na galeria Trema-arte podemos encontra obras de  José Paulo Ferro em exposição de 12 de Fevereiro a 12 de Março de 2011.